terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"Pavão Misterioso":Salgueiro fez homenagem ao poeta paraibano José Camelo de Melo Resende

"Pavão Misterioso" chamou atenção na avenida. O carro retratava um dos mais populares cordéis do País com bicicletas presas nas laterias pedaladas por passistas.

O desfile da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro, trouxe uma homenagem ao poeta paraibano José Camelo de Melo Resende, natural da cidade de Pilõezinhos, a 111 km de João Pessoa. O carro abre-alas que retratou a literatura de cordel nordestina foi produzido pelos carnavalescos Renato e Márcia Lage.
O carro representava a história do Pavão Misterioso, obra clássica da literatura de cordel de autoria do poeta paraibano. A obra de José Camelo é considerada um dos maiores sucessos da literatura de cordel nordestina, tendo sido reeditada diversas vezes, servindo de inspiração para peças de teatro, canções, novelas e filmes.

José Camelo de Melo Resende nasceu em 20 de abril de 1885. No dia 28 de outubro de 1964, o poeta morreu em Rio Tinto, Litoral Norte da Paraíba, ficando para a história como um dos maiores autores da literatura de cordel brasileira. Ele escreveu a obra Pavão Misterioso no final de 1920.

G1 PB

Postado por Cid Cordeiro

Um comentário:

  1. Como é gratificante ver o talento genial dos nordestinos sendo reconhecido. Nós nordestinos deveríamos valorizar mais o que é nosso. Duvido que algum nordestino conheça a sua cultura. Infelizmente o próprio nordestino não se dá valor.

    ResponderExcluir