domingo, 19 de fevereiro de 2012

O brasileiro João Braz de Aviz, único latino-americano que recebeu neste sábado o título de cardeal


O brasileiro João Braz de Aviz, único latino-americano que recebeu neste sábado o título de cardeal, espera que o Colégio Cardinalício seja mais "universal" e pede à Europa e aos Estados Unidos que desçam do pedestal e "voltem seus olhares" para a América Latina.
Em uma entrevista à agência de notícias católica I-Media, o novo cardeal, de 64 anos, próximo ao movimento italiano dos Focolares, que representa no novo Colégio Cardinalício o país mais católico do mundo, convidou seus colegas a reconhecerem que o mundo mudou.
"Na América Latina e em outras partes temos que admirar a grande história da Europa, sua beleza. Mas a Europa, por sua vez, deve descer das alturas e ter uma atitude fraternal com os outros continentes e deixar de olhar os demais de cima para baixo", assegurou.
"Isso de um ponto de vista católico e econômico, mas também dentro da Igreja", disse.

"Não podemos deixar de levar em conta que América Latina, Ásia e África mudaram e continuar pensando que são colônias ou do Terceiro Mundo", acrescentou.
O novo cardeal, que recebeu na Basílica de São Pedro junto com outros 21 colegas das mãos do papa Bento XVI o título cardinalício, há mais de um ano é prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e é responsável por cerca de 800 mil religiosos e religiosas espalhados pelo mundo.
O ex-arcebispo de Brasília, que confessou que tem no corpo 130 fragmentos de chumbo devido a um tiroteio ocorrido há 30 anos, é, segundo o site de notícias religiosas Vatican Insider, um defensor da "teologia da libertação"

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
Postado por Cid Cordeiro

Um comentário:

  1. Esse cardeal tem uma cara de pedófolos.A familia dele e ligada a familia Avis de portugal como sempre a igreja e seu privilegiados.

    ResponderExcluir