segunda-feira, 9 de julho de 2012

Provável empresa que vai realizar o concurso de Guarabira poderá ser a mesma envolvida na “Operação QI”

A Prefeitura de Guarabira realizou no último dia 29 (quinta-feira) de junho a abertura da Tomada de Preços de nº 002/2012, com a finalidade de contratar empresa para a realização de concurso público. Um fato curioso é que a única empresa participante da licitação foi a ACAPLAM, empresa que teve um concurso público anulado pelo Ministério Público em Ceará-Mirim(RN), depois da mesma ter sido flagrada na “Operação QI” juntamente com as empresas Concsel e Metta Concursos.

No vizinho estado do Rio Grande do Norte, há alguns meses, o Ministério público daquele estado conseguiu anular dois concursos públicos: os das Prefeituras de Extremoz e Ceará Mirim, por ver indícios de irregularidades na licitação. As empresas responsáveis pelos concursos foram a Metta Concursos (envolvida na Operação Gabarito) e Acaplam (com sede em Natal e citada na Operação QI), respectivamente. Ambas empresas foram citadas em depoimento de um empresário de uma outra empresa de concurso público que foi pego em flagrante fraudando licitações. Segundo o empresário Antônio Laurentino, dono das empresas CONCSEL e SOLUÇÕES e preso na “Operação QI”, em seu depoimento, havia confirmado as fraudes nos concursos públicos e disse que no escritório da CONCSEL eram guardados papeis timbrados das empresas Metta e Acaplam para serem usados em licitações, conforme autorização de seus respectivos proprietários.

Diante destas fraudes, o Ministério Público na Paraíba, recentemente, através da “Operação Gabarito”, acabou desarticulando uma quadrilha que fraudava concursos públicos de prefeituras e câmaras, estando envolvidas as empresas Metta Concursos e Exames & Consultoria.

Após ter sido citada na “Operação QI” a única empresa participante e vencedora da licitação da Prefeitura de Guarabira, a ACAPLAM, com sede em Natal e envolvida na Operação QI, através de documentos em poder de um empresário preso em flagrante fraudando licitações para a realização de certames públicos, irá aguardar a homologação da licitação para começar a realização dos serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário