quinta-feira, 12 de julho de 2012

História e cachaça das cidades do Brejo paraibano são destaques no portal UOL

Os roteiros do Brejo paraibano voltam a ganhar espaços na mídia nacional. O portal UOL, um dos maiores do país, traz reportagem nesta quinta-feira (11) que destaca as rotas ‘Caminhos dos Engenhos’. A matéria, assinada pelo jornalista Eduardo Vessoni, ressalta que o Brejo é “destino ideal para as férias de julho, onde o visitante deve deixar a região viciado por uma das mais agradáveis opções turísticas e históricas de toda a Paraíba”.

Vessoni informa no texto que entre julho e agosto, quando a região chega a registrar temperaturas de até 12°, o Brejo paraibano serve também de cenário para o evento ‘Caminhos do Frio’. Areia, Bananeiras e Alagoa Grande são algumas das cidades que recebem os visitantes com atividades como exposições de artesanato, apresentações de dança e de grupos folclóricos, shows de forró pé-de-serra, oficinas culturais e passeios como trilhas e visita aos engenhos locais. “É a mistura de história e degustação de cachaça pelo interior da Paraíba”, escreve.

Destaque – A reportagem dá destaque à cidade de Areia. “Pode parecer história de fazendeiro exagerado, mas bem longe da cobiçada costa litorânea paraibana o viajante encontra um inesperado roteiro turístico que inclui visita a antigos engenhos produtores de cachaça, casario histórico bem preservado e um clima de interior com direito até o friozinho serrano”, conta Vessoni.

Localizada no Brejo paraibano, formada por serras e vales, Areia é uma das principais portas de entrada para os turistas. Esse pequeno município de 23 mil habitantes, que no século 17 serviu de parada de tropeiros que seguiam para o sertão nordestino, abriga um belo conjunto arquitetônico declarado Patrimônio Histórico Nacional em 2005. Areia abriga os primeiros engenhos da Paraíba a contarem com máquinas a vapor.

Outro dado curioso destacado pelo repórter é que essa cidade de tendências abolicionistas antecipou-se à Lei Áurea e, dias antes, libertou os últimos escravos que trabalhavam na região.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário