quinta-feira, 19 de julho de 2012

Promotora que orientou candidato a prefeito em Teresina renuncia

Promotora da 1 ª Zona Eleitoral de Teresina, Myrian Lago, solicitou seu afastamento nesta quinta-feira Reprodução / 180 Graus

TERESINA - A promotora da 1 ª Zona Eleitoral de Teresina, Myrian Lago, solicitou nesta quinta-feira à Procuradoria Regional e ao Ministério Público Estadual seu afastamento das atividades na Justiça Eleitoral. Antes de assumir o cargo, ela conversou através de seu perfil no Twitter com o candidato do PSDB a prefeito de Teresina, Firmino Filho, orientando que ele excluísse de seu slogan de campanha a frase “Teresina mais humana, justa e fraterna”, por considerá-la repetitiva e antiga. A informação foi divulgada pela coluna Panorama Político, de Ilimar Franco, na edição de hoje do GLOBO.

Ela também criticou o candidato do PT a prefeito, Wellington Dias, com comentários na rede social. Myrian Lago disse que pediu afastamento do cargo diante da polêmica que envolveu seu nome.

— Mesmo não sendo verdade que beneficiei partido político ou candidato, saio para evitar especulação diante do processo de impugnações de candidaturas — afirmou Myrian Lago.

Ela disse também que tomou a decisão para preservar sua imagem e a do Ministério Público, e declarou ainda que “quer a Justiça com transparência”.

O pedido foi enviado ao procurador regional eleitoral do Piauí, Alexandre Assunção e Silva, que pode solicitar um novo promotor, ou rejeitar o pedido.

O candidato do PT à prefeitura de Teresina, Wellington Dias, afirmou que a promotora da 1ª Zona Eleitoral de Teresina atuou como assessora do candidato do PSDB à Prefeitura Municipal, Firmino Filho. O petista informou que está solicitando à Justiça o afastamento de Myrian Lago do cargo. A promotora pediu a impugnação da candidatura de Wellington Dias, alegando que ele estaria incluído na Lei da Ficha Limpa.

— Ela não pode ser isenta, por essas características. Eu quero respeitar e tenho todo o respeito e carinho ao Ministério Público, pelos juízes e desembargadores e todos os que compõem a Justiça, mas também quero ser respeitado como cidadão. Quero um processo limpo e democrático — disse o candidato.

Oito dias antes de Myrian Lago entrar com ação solicitando cassação do registro de candidatura de Wellington Dias, ela conversou com o candidato do PSDB através da internet, orientando-lhe sobre utilização de discursos que ela julga inapropriados a Firmino Filho. “@firmino_filho Eu excluiria as expressões "Teresina mais humana, justa e fraterna". Considero repetitivo e antigo, foi muito usado antes”.

O candidato do PSDB admite a possibilidade de acatar as dicas da promotora e, através da mesma ferramenta virtual, responde e pergunta “@Myrian Lago OK! Sugestões?”.

Myrian Lago publicou a resposta imediata: “@firmino_filho Vou pensar”. Para a equipe do candidato do PT, a solução prometida por Myrian Lago veio em forma de pedido de impugnação da candidatura de Wellington Dias.

Postado por Cid Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário