segunda-feira, 14 de março de 2011

Secretário Walter Aguiar prestigia entrega do Título de Cidadania a Paulo Okamotto

O gestor do Instituto Lula e ex-presidente do Sebrae nacional, Paulo Okamotto, recebeu da Assembleia Legislativa da Paraíba, na tarde desta segunda-feira (14), o Título de Cidadão Paraibano. A entrega da comenda aconteceu durante sessão solene ocorrida no plenário José Mariz e contou com a presença do secretário do Governo Walter Aguiar, representando o governador Ricardo Coutinho (PSB). A iniciativa da propositura foi do deputado estadual João Gonçalves (PSDB) e a sessão, prestigiada por diversas autoridades, foi presidida pelo deputado Edmilson Soares (PSB), vice-presidente da Casa.

Okamotto disse que a homenagem da Assembleia Legislativa é um reconhecimento por seu trabalho, principalmente, no Sebrae, que presidiu o Sebrae nacional de 2007 a 2010. Natural de Mauá, interior do estado de São Paulo, filho de mãe mineira e pai paulista, Paulo Okamotto, torna-se “cidadão paraibano” aos 55 anos de idade. Para ele, a homenagem do Legislativo estadual paraibano traz uma grande mudança em sua vida, aumento a sua responsabilidade e sentimento de participação nas mudanças necessárias à sociedade, afirmando que é possível fazer mais ainda pelas pequenas empresas, mediante a formalização de cada vez mais empresas e a conseqüente criação de empregos.

“Eu não sei se sou merecedor desse Título de Cidadão Paraibano”, comentou com modéstia, “mas tenho um carinho muito grande pelo nosso querido Nordeste e eu sempre admirei muito o povo paraibano, um povo muito trabalhador e corajoso”, elogiou.

O autor da comenda, deputado João Gonçalves, disse que Okamotto “representa, acima de tudo, um dos timoneiros naquela luta do Supersimples”, ressaltando a necessidade e o direito do trabalhador ter a sua microempresa. Segundo ele, durante o tempo em que Okamotto passou dirigindo o Sebrae, foi dada uma nova roupagem para as ações da instituição.

O secretário Walter Aguiar disse que conhece Paulo Okamotto há mais de 30 anos, desde quando esteve em São Paulo. “Paulo tem uma trajetória muito parecida com a do presidente Lula. Ele acompanhou o presidente desde o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Paulo era dirigente sindical na época das greves em que Lula dirigia o sindicato”, lembrou Walter Aguiar. Além disso, segundo o secretário, Okamotto foi fundador e por muito tempo dirigente do PT, participando da organização do partido. “Nada mais justo do que essa homenagem que a Paraíba presta a esse novo paraibano”, asseverou Aguiar.

Prestigiaram a sessão especial, ainda, diversos representantes da área econômica, dirigentes do Sebrae, como Luiz Barretto, presidente do Sebrae nacional; o diretor superintendente do Sebrae da Paraíba, Júlio Rafael; e Mário Borba, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba (Faepa).

Militância - Paulo Okamotto foi metalúrgico e participou ativamente dos sindicatos da classe no ABC paulista. Com os contatos através da sindicância, foi um dos coordenadores da primeira campanha do ex-presidente Lula para a primeira eleição presidencial depois de mais de 20 anos de ditadura militar.

Okamotto também foi presidente do diretório estadual do PT de São Paulo e na década de 90, criou e administrou o Instituto Cidadania. Em 2003 assumiu a diretoria de administração e finanças e em 2005 foi eleito presidente do Sebrae. Em 2011, Okamoto passou o cargo para Luiz Barreto, ex-ministro do Turismo. Hoje, Paulo é gestor do processo de estruturação da Instituição Lula para o fomento do desenvolvimento e da democracia no país.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário