segunda-feira, 28 de março de 2011

Premiação Nacional: Escola Pública paraibana recebeu o Selo de Educação para a Igualdade Racial

Escola quilombola Caiana dos Crioulos atende 250 alunos da cidade. Foto: Alessandro Assunção/ON/D.A Press.

Uma escola com 250 alunos matriculados, mas que vem transformando a vida das 120 famílias descendentes de escravos que habitam a comunidade Caiana dos Crioulos, localizada a 20 Km do município de Alagoa Grande e a 110 km da capital do estado, João Pessoa. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Firmino Santino da Silva é uma das instituições que vai receber o Selo de Educação para a Igualdade Racial, um prêmio nacional que reconhece até 100 experiências realizadas em unidade de ensino com foco na história e cultura afro-brasileira, previsto na Lei nº 10.639/2003, que obriga a aplicação destas disciplinas em salas de aula.


A escola quilombola na comunidade Caiana dos Crioulos é a única instituição da Paraíba que vai receber o selo no dia 21 de março, quando se comemora o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. A solenidade contará também com a presença da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros. O selo de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em Caiana dos Crioulos será entregue à professora e secretária de Educação de Alagoa Grande, Lúcia Fátima Júlio, que comemorou o resultado. "Este selo contribui ainda mais para a valorização do patrimônio histórico e cultural dos povos negros na Paraíba e incentiva a continuidade do ensino da história afro-brasileira em sala de aula", disse.



A conquista da escola paraibana está atrelada, além da resistência da comunidade quilombola, ao trabalho desempenhado pelos professores Waldeci Ferreira, Ivonildes Fonseca, Rosilda Alves e Luis Tomás, do Departamento de Geografia e História do Centro de Humanidades, campus III da UEPB, em Guarabira, que executaram no município de Alagoa Grande o curso de extensão Cidadania e Identidades Negras nas Escolas: Os Conteúdos de História, Cultura Afrobrasileira e Africana na Sala de Aula. "A experiência em Alagoa Grande foi um sucesso e ideia é estender esse trabalho para outros municípios da região, fortalecendo ainda mais a identidade nacional e valorizando a riqueza da diversidade cultural do nosso país", destacou o professor Waldeci Ferreira.



O Selo de Educação é uma parceria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), firmada com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD), a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).


Priscylla Meira // priscyllameira.pb@dabr.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário