sexta-feira, 18 de março de 2011

Abaporu chega ao Palácio do Planalto para exposição ‘Mulheres, Artistas e Brasileiras’

O famoso quadro de Tarsila do Amaral, Abaporu, chegou na noite de ontem (16/3) ao Palácio do Planalto, para a exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras, idealizada pela presidenta Dilma Rousseff em homenagem ao Mês da Mulher. A obra, da coleção particular do argentino Eduardo Costantini, estava exposta no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (Malba) e veio ao Brasil sob forte esquema de segurança. O quadro chegou sob escolta policial e será a única obra exposta em espaço coberto com vidro antirreflexo.

A própria presidenta Dilma fez questão da presença do Abaporu na mostra, que estará aberta ao público de 23 de março a 5 de maio, das 10h às 16h, inclusive sábados e domingos, no Salão Oeste. É a primeira vez que uma exposição aberta ao público é montada no segundo andar do Palácio do Palácio do Planalto. Outras exposições já foram realizadas no primeiro andar, mas a exceção se deu devido às condições climáticas necessárias para abrigar o Abaporu.

Abapuru – Símbolo representativo da pintura modernista brasileira, a obra foi pintada em óleo sobre tela em 1928. O nome Abaporu significa, em Tupi, “homem que come gente”, uma referência à proposta modernista de “deglutir” a cultura estrangeira, fazendo uma releitura com base na realidade brasileira.


A presidenta Dilma fez ainda outro pedido especial: a exposição de bonecas de artistas populares da região do Vale do Jequitinhonha (MG). Serão oito bonecas de barro, de 24 a 30 cm, esculpidas por artistas da região norte de Minas Gerais. As bonecas trazem temáticas como maternidade e amamentação, além de uma noiva. As peças devem chegar ainda hoje ao Planalto.

Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário