terça-feira, 29 de março de 2011

"Era uma relação de irmãos e companheiros", diz Lula; para Dilma, "Alencar foi inesquecível"

A notícia da morte do ex-vice-presidente da República José Alencar, na tarde desta terça-feira (29), foi recebida com muito pesar pelo grande amigo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e pela presidente Dilma Rousseff, que estão em Portugal.

"Era uma relação de irmãos e companheiros", disse o ex-presidente, que por estar visivelmente emocionado, precisou interromper seu discurso em várias ocasiões. Lula rompeu em lágrimas ao tomar conhecimento da notícia e antecipou que dedicará a ele o título honoris causa que receberá amanhã na Universidade de Coimbra.

A presidente Dilma Rousseff decidiu antecipar seu retorno ao Brasil devido à morte do ex-vice-presidente. Ela cancelará os encontros previstos para amanhã com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates. “Ele foi inesquecível para o nosso país, todo nós estamos muito emocionados”, declarou.

"A perda de José Alencar é imensa devido à grande estatura que ele alcançou durante sua vida, seja como empresário, seja como político. Sempre de forma irreparável e exemplar. José Alencar foi exemplo de luta, perseverança e superação para todos os brasileiros", manifestou o presidente em exercício Michel Temer.

Sucessor de Alencar na Vice-Presidência, Temer também afirmou que o político mineiro foi um "homem público de valor inestimável". "Lamento profundamente a morte desse mineiro que não conhecia fronteiras e sempre acreditou no Brasil", falou. "O exemplo que ele deixou é daquele que mesmo diante de uma tragédia pessoal soube manter a harmonia interna."

O vice-presidente disse também que Alencar foi uma inspiração "mesmo nos momentos de maior sofrimento pessoal". "Transmitia otimismo permanente e fé inquebrantável. A quem o procurava para oferecer conforto pela dura provação pela qual passava, retribuía com alegria, bom humor e desassombro", disse ele.

Um dos principais aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, chorou ao saber da morte de Alencar. Com as mãos trêmulas, ele disse que o ex-vice-presidente "estará no nosso coração e no de todos os brasileiros". "Ele deu tantos bailes nos médicos que achamos que ele poderia aguentar mais", afirmou Carvalho. "A nossa gratidão a ele é eterna. O Brasil deve muito a ele, à ternura dele".

Já o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), declarou: “Um grande político, tinha coragem de discordar, de ser um homem público. A maneira como ele enfrentou a doença e soube sofrer é uma lembrança que o povo brasileiro jamais irá esquecer”.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), ressaltou a origem do ex-vice-presidente. "Minas já deu muitos exemplos para o Brasil de vida e de luta. Poucos foram tão marcantes como é o caso do empresário, político e cidadão José Alencar. Sua luta incansável contra a doença, com certeza, vai ficar na memória de todos nós brasileiros", destacou o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB).

"Vem na minha lembrança agora, uma frase de outro grande mineiro, Guimarães Rosa que dizia que 'as pessoas não morrem, ficam encantadas'. É o caso do José Alencar. Um exemplo de resistência, persistência e esperança. À família que acompanhou suas batalhas, o nosso pesar, nossa solidariedade, o nosso abraço”, completou o governador.

UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário