domingo, 8 de abril de 2012

A hora é de planejar: Mobilidade Urbana

Um termo muito em moda é MOBILIDADE URBANA.
Na maioria das cidades que têm e usam seus Planos Diretores, este é um assunto por demais importante, porque trata dos deslocamentos da população em seu habitat. São transportes de baixa, média e alta capacidade, que estão em circulação constante em nossas ruas.
Às vezes parados e em outras ocasiões circulando.

Vejamos Guarabira e respondam estas perguntas:
Quando abrimos novas avenidas?
Quantos carros circulam em nossas ruas?
Temos estrutura para suportar esse crescimento?
A explosão do número de motos era previsto?
O transporte alternativo é uma realidade?
Temos locais para carga e descarga de mercadorias em horários de "rush"?
Para responder e dar soluções a esses graves problemas, só com planejamento.
Quem for administrar Guarabira em 2013, precisa estar atento a tal MOBILIDADE URBANA.

Nossos bairros não têm interligações, dificultando a movimentação entre eles (sempre precisamos ir ao centro). Teremos que fazer estas ligações como parte das soluções, diminuindo o fluxo na área central. Outro fator importante é a falta de estacionamentos, principalmente para os alternativos que ficam grande parte do tempo parados.
Como solução, uma grande área funcionando como terminal de alternativos.
Proponho a construção de uma área de lazer, na qual pudesse comportar a Festa da Luz e outros eventos culturais e artísticos, em seu estacionamento funcionaria o Terminal de Alternativos, com estrutura de banheiros, restaurantes e lanchonetes, assim teríamos resolvido dois grandes gargalos de nossa circulação, o trânsito e o local das festas.

A questão das motocicletas é uma realidade que não podemos esconder. O treinamento de seus condutores é a meu ver a principal solução, pois na maioria das vezes compra-se uma moto, para depois aprender a pilotar, invertendo a ordem e causando os constantes acidentes, muitas das vezes causando mortes e graves sequelas.

O treinamento, a fiscalização e o disciplinamento seriam conjuntamente as melhores soluções.
Planejamento e execução são medidas necessárias para corrigir os problemas da MOBILIDADE URBANA, sabemos que Guarabira precisa ser reconstruída e com urgência.

Lucas Porpino

Postado por Cid Cordeiro

Um comentário:

  1. Parabéns Lucas pelo artigo.Tudo na atualidade necessita de um planejamento e mais longe ainda, de um planejamento coletivo : "planejamento participativo", com a participação popular, onde todos tonam-se responsáveis e assim compreendem a necessidade do acompanhamento e fiscalização da execução do que foi planejado dentro das reais necessidades locais.
    Um elogio necessário agora para o "Nacola.net" pela qualidade dos seus conteúdos sem sensacionalismo. 2013 começa agora e trazer, promover o debate para uma Guarabira onde se possa exercer a verdadeira cidadania, passa, indiscutivelmente por assuntos e espaços como esse! Abraços, estamos atentos!!

    ResponderExcluir