domingo, 8 de abril de 2012

Luiz Couto participa, nesta segunda, das inaugurações das Agências da Previdência Social em Mari e Alagoa Grande

O deputado federal Luiz Couto (PT) participa nesta segunda-feira (9) das inaugurações das Agências da Previdência Social nas cidades paraibanas de Mari, às 10h30, e Alagoa Grande, 14h30. O ministro da pasta, Garibaldi Alves Filho, estará pessoalmente na solenidade.
As duas unidades integram o Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que prevê a construção de novas agências no estado, como já ocorreu em Bananeiras, Pedras de Fogo e São Bento. A edificação do prédio se dá através de parcerias com os municípios, a quem compete a doação dos terrenos.

Luiz Couto teve atuação decisiva para que essa expansão fosse possível, a começar pelos vários contatos mantidos com o ministro da Previdência, na gestão do ex-presidente Lula, José Pimentel. O assunto tratado era, quase sempre, a interiorização do atendimento, visando facilitar o acesso da população paraibana aos serviços do INSS.
Como se não bastasse à insistência nas audiências com o ministro, os inúmeros debates travados nas comissões e no plenário da Câmara sobre o tema, o deputado Luiz Couto conseguiu disponibilizar em 2009, no Orçamento Geral da União, 10 milhões de reais para a construção de 10 unidades do INSS na Paraíba, além da ampliação e recuperação de outras, a exemplo de Santa Luzia, no Sertão, que ganhou prédio próprio – era alugado – e instalações adequadas (duas salas de perícia médica, uma de serviço social e oito guichês de atendimento).
Nas duas unidades que passarão a funcionar a partir desta segunda, o ministério investiu R$ 1,7 milhão. A agência de Mari atenderá na Rua Costa e Silva, s/n - Centro, e em Alagoa Grande na Rua Presidente João Pessoa, s/n, centro.

“Felizmente a presidente Dilma vem dando continuidade a um marco do Governo Lula que assegura uma política previdenciária de proteção e bem-estar social as nossas famílias, destacou Luiz Couto.

As Agências da Previdência Social são responsáveis pela inscrição do contribuinte, para fins de recolhimento, bem como pelo reconhecimento inicial, manutenção e revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários e ampliação do controle social.

Expansão
– Após a implantação completa do PEX, a Paraíba passará a contar com 39 unidades da Previdência Social. As agências são construídas em cidades com mais de 20 mil habitantes desprovidas desse serviço. Ao todo, está previsto investimento de R$ 28,5 milhões na Paraíba para expandir e recuperar a rede de atendimento já existente.

Fonte: Ascom de Luiz Couto

Postado por Cid Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário