quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PBGás lança projeto pioneiro para reaproveitamento de resíduos sólidos


Um projeto destinado ao reaproveitamento de resíduos sólidos, como parte integrante de um Plano de Gestão Ambiental, foi lançado esta semana pela Companhia Paraibana de Gás, a PBGás, com o objetivo de implementar, supervisionar e separar os resíduos recicláveis da empresa e seus serviços.

Além do pioneirismo, a decisão representa um importante passo para a PBGás em seu modelo de gestão ambiental. O projeto terá também um desdobramento social, na medida em que vai favorecer uma camada da sociedade que necessita dos resíduos sólidos para sobreviver, como é o caso dos catadores.

A PBGás sai na frente com a decisão e vai ao encontro de uma lei estadual que instituiu o Programa de Beneficiamento de Associações e Cooperativas dos Catadores de Materiais Recicláveis da Paraíba – como forma de geração de renda para aquelas famílias que sobrevivem da cata de resíduos.

O diretor presidente da Companhia, engenheiro Zenóbio Toscano, designou os primeiros membros da Comissão que tem um importante trabalho pela frente. A equipe vai assumir um plano de ação envolvendo o incentivo, a conscientização, monitoramento, avaliação de comportamento e, acima de tudo, comunicação direta com a Comissão Estadual de resíduos sólidos. “A empresa tem o meio ambiente como um valor de sustentação dentro das suas atividades, daí a criação desse projeto que será exemplo para tantos outros”, diz Zenóbio.

“Estamos trabalhando a preservação e, também, instituindo uma ação em prol de várias famílias que sobrevivem dessa atividade”, resume o presidente, com o entendimento de que a PBGás passa a ser um parâmetro para outros órgãos, públicos ou privados, que buscam alternativas de colaboração a uma política ambiental.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário