domingo, 22 de janeiro de 2012

Em Guarabira, 3º BBM realiza treinamento com novo equipamento

Durante quatro dias, os integrantes das guarnições do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Guarabira, participaram de uma recapacitação no manejo e funcionamento de um novo desencarcerador, equipamento utilizado pelos bombeiros para retirar vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou qualquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica, necessita ser cortada por instrumento em forma de tesoura. Ele também pode ser em forma de cunha ou cilindro.

A comandante do Batalhão, major Jousilene de Sales Tavares, destacou a importância da chegada do novo equipamento para auxiliar ainda mais os bombeiros no atendimento às ocorrências nas 53 cidades sob a responsabilidade do 3º BBM, além de considerar indispensável manter a tropa atualizada e preparada para atender a sociedade guarabirense e região.

Desencarcerador – Quando utilizado na forma de tesoura, o veículo, ou ambiente que estiver prendendo a vítima a ser socorrida, é cortada. Quando é utilizada a cunha, o objetivo é encontrar uma pequena brecha, inserir a cunha, e ao acionar o motor, a cunha vai abrindo espaço necessário para retirada da vítima ou outro serviço.

De extrema importância, o desencarcerador é utilizado nas atividades operacionais do Batalhão, sendo considerado o principal equipamento usado em colisões para o salvamento de vítimas, facilitando o acesso para que a equipe de Atendimento Pré-Hospitalar estabilize a vítima e a remova para o hospital de referência.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário