quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Marco Maia (PT-RS) é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Aprovado pela maioria, com 375 dos 513 votos da Casa, o deputado federal Marco Maia (PT-RS) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira (1º) para o biênio 2011 a 2013. Maia era o candidato governista e tinha apoio de 21 dos 22 partidos com representação na Casa. A votação durou cerca de três horas e foram usadas sete urnas eletrônicas no plenário.

Maia já estava no cargo desde meados do segundo semestre do ano passado, quando substituiu Michel Temer (PMDB-SP), que se licenciou para participar da campanha eleitoral. Com a vitória da chapa PT-PMDB nas urnas, Temer saiu da Casa para assumir a vice-presidência da República.

A disputa à presidência da Câmara tinha candidatura única até uma semana antes da eleição, quando o líder do PR, Sandro Mabel (GO), anunciou a contragosto de seu partido que se lançaria como candidato independente.

Há poucas horas antes da votação prevista para as 18h de hoje, outros dois candidatos, Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ) anunciaram suas candidaturas. Ambos defendiam a independência do Legislativo com relação ao Executivo.

Mabel recebeu 106 votos, Alencar teve 16 e Bolsonaro, 9. Três deputados votaram em branco.

Após o anúncio da vitória, Mabel foi cumprimentar Maia, que retribui a gentileza ao mencioná-lo em seu primeiro discurso como presidente eleito. "Queria destacar a atuação do Sandro Mabel, comprometido com este Parlamento, dedicado ao povo de seu Estado", disse o petista.

Ainda durante o discurso, Maia chamou de "surpreendente" os 16 votos dados ao candidato do PSOL, Chico Alencar. "Ele representa o crescimento deste pensamento, que tem, sem dúvida nenhuma, contribuído para o debate político."

Folha UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário