terça-feira, 13 de julho de 2010

ECA completa 20 anos de vigência e Diocese de Guarabira realiza Seminário



Com o tema: conquistando direitos, deveres e protagonismo, a Diocese de Guarabira realizou o Seminário Regional Diocesano em comemoração aos 20 anos do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente no auditório do Colégio da Luz .

Com uma vasta programação entre palestras, apresentações musicais ,o Seminário contou com uma grande participação de diversas entidades ligadas às crianças e adolescentes da região para discutir os avanços e desafios gerados pelo estatuto.

O ECA é o recurso que conseguiu grandes vitórias, mas também alerta a nossa sociedade que temos uma longa e difícil caminhada na busca incessante na defesa do bem estar das nossas crianças e adolescentes.

Por isso, o ECA que foi criado com Lei 8069/90, determina que crianças e adolescentes tenham prioridade absoluta no atendimento a seus direitos como cidadãos.

O Bispo Dom Lucena destacou que aquele momento era de muita felicidade e que o seminário era uma oportunidade para que a família, os participantes em geral pudessem se aprofundar mais e buscar entender algumas incompreensões.





As atenções logo em seguida se voltaram para o palestrante Dr.Antonio Cavalcante que fez um breve resgate dos 20 anos do Eca.

Segundo ele ainda hoje muita gente relaciona o ECA ao menor infrator e esquecem de destacar os avanços do estatuto.
Na palestra foi abordada a importância da celebração dos 20 anos que garantiu e garante uma proteção integral e também a reflexão que se deve fazer sobre os avanços e desafios que ainda estão para surgir nessa longa caminhada. Entre os avanços Dr. Antonio Cavalcante destacou a mudança de mentalidade de ter a criança como sujeito de direito e não como objeto de assistencialismo, a criação dos conselhos tutelares e de conselhos municipais e estaduais ligados á criança e ao adolescente.
Sobre os desafios referiu-se à pobreza e ainda aos menores que vivem nas ruas.

“Nós estamos acabando com a infância não deixando a criança o direito de ela brincar, transformando a criança logo num adulto em miniatura, algumas vezes drogando essas crianças não só com drogas ilícitas, mas com o álcool e há muitas músicas aí que incitam o adolescente a beber o tempo todo e nós achamos isso como se fosse uma coisa muito normal. A competividade muito grande que também retira esse direito de ser criança que é uma fase bonita da vida e que precisa ser respeitada como uma fase da pessoa em desenvolvimento”,disse o Dr. Antonio Cavalcante.







A irmã Zita que preside a AEP-PROVIDA em Alagoinha e uma das organizadoras do Seminário definiu assim a celebração dos 20 Anos do ECA:
“Hoje celebrar essa conquista é fazer uma reflexão com todos que trabalham em defesa dessa causa que garante os direitos fundamentais à vida, saúde, convívio familiar e comunitário; educação, cultura, esporte e lazer; profissionalização e proteção no trabalho; além de liberdade, respeito e dignidade.

Cid Cordeiro






Nenhum comentário:

Postar um comentário