
A goleada aponta para uma nova realidade na relação do poder com a sociedade e os conselhos de controle externo. Era praxe o secretário de Saúde presidir o Conselho de Guarabira. Cabia ao secretário a fiscalização de suas próprias ações no gerenciamento dos recursos financeiros para investimento no segmento. A expressão matuta diria que é “a raposa vigiando o galinheiro”.
A eleição de Djailson quebra um ciclo vicioso do poder absoluto das ações em saúde no município. Essa nova fase veio depois que o bispo da diocese do Brejo, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, denunciou a existência de atas fictícias e que o Conselho de Saúde de Guarabira não se reunia, mas mesmo assim as atas eram assinadas. A denúncia foi feita em Sessão Especial na Câmara de Vereadores para tratar da Campanha da Fraternidade.
O novo presidente do Conselho declarou que vai atuar no sentido de acompanhar de perto os investimentos em Saúde e envolver a sociedade nos debates de interesse comum. Djailson disse que ficou surpreso com o resultado e agradeceu a confiança dos conselheiros em seu nome.
Jota Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário